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segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Significado de algumas Siglas que equipam os carros

Quem pensa em comprar um carro, deverá estar a par de todos os extras que existem, referentes à tecnologia dos automóveis. Depois, necessitará de um bom dicionário de mecânica ou de um vendedor bem informado que o saiba esclarecer acerca da funcionalidade e das vantagens de cada um deles. A maior parte das Siglas, tem a sua origem no Inglês. Para complicar ainda mais todo o panorama de extras, existem por vezes, várias abreviaturas para definir sistemas com a mesma finalidade...e aí está mesmo a confusão armada!


Exemplo: ESP, Eletronic Stability Program ou, traduzido, significa que o carro tem um programa de estabilidade electrónico, mas pode ser encontrado também com as seguintes siglas: VDC ("Vehicle Dynamic Control"), VSC ("Vehicle Stability Control") e DSC ("Dynamic Stability Control").

De forma a elucidar um pouco toda esta confusão de extras existentes no mundo Auto, segue abaixo o significado de algumas siglas e a função que elas escondem:


ABS
"Antilock Brake System" (sistema antibloqueio de travagem)
O ABS, durante a travagem de emergência, evita o travamento de uma ou mais rodas. Um sistema de quatro sensores de velocidade, estando um em cada roda, percebe quando o pneu começa a perder a aderência com o solo e imediatamente alivia a pressão hidráulica na roda em travamento, evitando a derrapagem.


TCS
"Traction Control System" (sistema de controle de tração)
Sua função é contrária à do ABS. Quando o motorista acelera em superfícies muito escorregadias e o sistema percebe que as rodas vão patinar sem tracção, o problema pode ser contornado pela diminuição da força do motor, facilitando a aderência do pneu ao solo. Todos os veículos equipados com este sistema, traz igualmente incorporadas as funções do ABS.


EBD
"Electronic Brakeforce Distribution" (sistema de distribuição electrónica de travagem)
Dispositivo electrónico incorporado ao ABS que redistribui a travagem entre os dois eixos Em situações normais, 30% da força é aplicada ao eixo traseiro e 70% ao dianteiro. Em carros sem o EBD, esse controle é feito por uma válvula mecânica sensível à carga no eixo traseiro. Todos os carros com ABS produzidos actualmente têm EBD.


ESP
"Electronic Stability Control" (controle electrónico de estabilidade)
O sistema confere mais estabilidade ao veículo graças a dois sensores que completam a acção do EBD e do TCS. Se os dois sensores indicarem uma manobra de emergência, o sistema é capaz de controlar a travagem e a força do motor em cada uma das rodas de forma independente, permitindo que o carro mantenha sua trajectória correta, não o deixando descontrolar. Todo veículo equipado com ESP também possui incorporadas as funções do ABS e do TCS.


AFU e BAS
"Aide au Freinage d´Urgence" e "Break Assist System" (auxílio à travagem de urgência)
Numa situação de emergência, o motorista tem tendência a travar abaixo da capacidade do carro. O AFU e o BAS são sistemas parecidos que detectam essa situação pela forma como se carrega no pedal e amplificam o esforço, reduzindo o espaço necessário para a respectiva travagem.


Já agora, para quem não sabe, o Laguna II tem este tipo de assistência à travagem.


DSG
"Direct Shift Gearbox" (caixa de câmbio com troca de marchas direta)
O câmbio DSG funciona com um conjunto de duas embraiagens, uma para as marchas ímpares e outra para as pares. Assim que o carro passa da primeira para a segunda marcha, a terceira já fica engrenada e assim sucessivamente. Vantagens: evita-se a perda de potência do motor e mais importante ainda, economiza-se combustível. É um extra com um custo muito elevado.

IPA
"Intelligent Park Assist" (assistência inteligente para estacionamento)
O sistema IPA faz com que o carro estacione sozinho no respectivo lugar. Existem Sensores que medem o espaço disponível e mostram numa tela de LCD qual deve ser a trajectória do veículo. Depois disso, basta controlar a velocidade com os pedais, uma vez que o volante também se encarrega de girar sozinho. A tecnologia é encontrada em modelos topo de linha da Lexus, da Volkswagen, da Audi e da BMW.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom site consegui matar as minha duvidas eu trabalho com garantias para a suzuki meu e-mail é erivaldolopes23@hotmail.com qualquer dica é bem vinda

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